Tudo o que você precisa saber sobre acessibilidade

O termo “acessibilidade” representa tudo àquilo que tem acesso fácil. Quando as experiências são acessíveis, percebemos que elas apresentam uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Sendo assim, é necessário garantir que a acessibilidade esteja presente no cotidiano de todos, principalmente daqueles que apresentam qualquer tipo de dificuldade ou deficiência.

No Brasil, nos anos 2000, foi lançada a Lei Nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Após o decreto dessa lei, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reuniu os parâmetros necessários e obrigatórios no manual da ABNT 9050, assegurando que a acessibilidade passe a estar sempre presente em projetos, construções, instalações e adaptações de edificações. Por fim, em 2015m foi aprovada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que chegou para completar a Lei Nº 10.098, e foi inspirada no protocolo da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com deficiência.

Todas as criações acima possuem um propósito em comum, garantir o direito total e igual às pessoas com deficiência. É importante entender que, independente de qual campo esteja sendo analisado, a acessibilidade precisa sempre estar presente. Dessa forma, o significado da palavra estará sendo fielmente seguido, ou seja, tudo estará ao alcance de todos, sem nenhum tipo de restrição.

Deixe um Comentário